Programas

O Revista do Campo exibe uma série de reportagens sobre novas pragas que ameaçam as lavouras de soja no Brasil. Nesta reportagem, você vai ver que uma nova espécie de lagarta- a Helicoverpa- está preocupando os agricultores do Ceará.

Dia
23
Out

O Revista do Campo exibe uma série de reportagens sobre novas pragas que ameaçam as lavouras de soja país afora. Já mostramos uma planta invasora de difícil controle. Nesta reportagem, vamos falar sobre a mosca-da-haste, que infesta as lavouras gaúchas e que passou a atacar também a soja no Paraná.

Dia
22
Out

A soja brasileira pode ter novos desafios nesta safra. Uma nova planta invasora, uma mosca e uma lagarta foram identificadas em algumas lavouras e já estão sendo investigadas. O Revista do Campo exibe uma uma série com três reportagens sobre esses agentes. Começamos com uma planta de difícil controle nos Estados Unidos, Argentina e Paraguai, e que apareceu também no Mato Grosso na ultima safra: a Amaranthus palmeri,um tipo conhecido como Caruru.

Dia
21
Out

A cultura do trigo é mais comum na região Sul do país, mas a produção do cereal no Centro-Oeste vem crescendo bastante. De acordo com a Conab, na ultima safra a área plantada com trigo recuou 12% no Sul do Brasil. Já na Região Central cresceu quase 15%.

Dia
20
Out

Fazer negócio no mercado futuro de soja não e tradição para muitos agricultores do Paraná,especialmente porque a maior parte tem pequenas e médias propriedades rurais. Mas, com o dólar em níveis elevados nesta safra, eles estão utilizando a venda antecipada, como garantia de bons resultados.

Dia
19
Out

O Revista do Campo está exibindo reportagens especiais sobre o balneário turístico de Bonito, no Mato Grosso do Sul. No encerramento da série, nossa equipe participa de uma cavalgada noturna, em uma antiga estrada boiadeira.

Dia
07
Out

Não é nenhum exagero dizer que Bonito oferece aos turistas belezas naturais que impressionam: grutas, rios de águas cristalinas e vegetação preservada. Na segunda reportagem da série especial sobre o balneário, vamos mostrar o Parque das Cachoeiras, com quedas d’água para todos os gostos.

Dia
07
Out

A Conab vai divulgar, em breve, a primeira estimativa para a safra de grãos 2015/2016. No Paraná, produtores de soja já iniciaram o plantio com técnicas que garantem mais produtividade nas lavouras.

Dia
01
Out

No Paraná, a Federação da Agricultura pediu ajuda ao Governo Federal. Segundo a FAEP (Federação da Agricultura do Estado do Paraná), a verba para subvenção ao seguro da lavoura precisa aumentar. Caso contrário, muitos produtores vão arriscar, semeando sem proteção.

Dia
30
Set

O Paraná lançou uma série de ações para conter a erosão e o assoreamento dos rios. O plantio do capim Braquiária tem sido uma das alternativas sugeridas aos produtores.

Dia
28
Set

Agricultores do Mato Grosso do Sul já estão prontos para iniciar a semeadura da soja. O plantio deve começar assim que cair a primeira chuva expressiva. Segundo a associação que representa os produtores, a expectativa é de que a safra 2015/2016 no estado chegue aos 7 milhões de toneladas.

Dia
25
Set

A saca de soja atingiu a segunda maior cotação da história no Mato Grosso do Sul. Segundo especialistas, por conta da alta do dólar. Para o produtor o momento é favorável, mas é preciso ficar atento aos custos e saber o momento certo de vender a produção.

Dia
24
Set

O setor produtivo do Paraná está discutindo a proibição da soja de segunda safra no estado. Apesar da resistência de parte dos agricultores, o plantio deve ser proibido já a partir do ano que vem. A safrinha é considerada um dos fatores que contribuem para o aumento da ferrugem asiática na safra principal, a de verão.

Dia
23
Set

Na próxima safra de verão a soja vai ser semeada em quase 90% das terras agricultáveis no Paraná, ocupando áreas que já foram do milho e do feijão. A Secretaria de Agricultura divulgou estudo que mostra o porquê da oleaginosa estar conquistando cada vez mais a preferência dos agricultores.

Dia
21
Set

O excesso de chuva no período da florada, e agora durante a colheita, comprometeu a safra de trigo no Paraná.

Dia
18
Set

Clima favorável explica a super safra de milho no Mato Grosso do Sul. É a maior em 30 anos, em cultivo safrinha.

Dia
17
Set

O estado do Paraná pode proibir, já a partir do ano que vem, a safrinha da soja, como forma de controle da Ferrugem Asiática. A doença ataca a cultura da oleaginosa.

Dia
16
Set

Em Mato Grosso do Sul produtores de soja vão gastar muito mais este ano para plantar a oleaginosa, se comparado ao ciclo anterior. Segundo estudo da Embrapa de Dourados, nos últimos cinco anos o custo de produção da soja aumentou em 80%.

Dia
15
Set

O Paraná ampliou um programa estadual implantado em 2007 para facilitar a aquisição de tratores e máquinas agrícolas. Porém, um dos pré-requisitos aos produtores interessados é que a compra seja feita em grupo.

Dia
14
Set

A resistência de plantas invasoras da soja é um problema com custo elevado em todo o mundo. A Embrapa Soja e uma empresa multinacional lançaram uma nova tecnologia que permite a aplicação de herbicida na fase inicial da lavoura, sem prejudicar a oleaginosa.

Dia
11
Set

O custo de produção do arroz e da soja na safra 2015/2016 deverá ter alta histórica, a maior nos últimos 21 anos, desde a implantação do Plano Real.

Dia
10
Set

O período recessivo tem forçado os produtores rurais a entenderem melhor como funciona o mercado de grãos, principalmente para garantir bons negócios.

Dia
08
Set

A produção nacional de mandioca para indústria este ano deve ser 4,5% maior, se comparada ao ano passado, segundo projeções do IBGE.

Dia
07
Set

Governo do Paraná estuda proibir a safrinha da soja a partir do ano que vem. A medida é uma tentativa para conter o avanço da ferrugem asiática.

Dia
04
Set

A partir do 1º Simpósio Agronegócio, realizado pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Usp/Esalq), em Piracicaba, reportagem abordou alguns dos principais desafios para o segmento, como produção sustentável, logística, incentivos para o setor e expectativas de produtores.

Dia
03
Set

O cultivo das culturas de inverno, entre elas o trigo e a aveia branca, está se expandindo em alguns municípios do Sul de Minas Gerais. As duas culturas garantem renda na propriedade rural num período em que antes a terra ficava ociosa. Além disto, a palhada do trigo e da aveia protege o solo para o plantio da safra principal: a safra de verão, em outubro e novembro.

Dia
02
Set

Melhorar a produção, reduzir custos, ajustar a logística e priorizar a sustentabilidade. Esses são alguns dos desafios que o segmento do agronegócio enfrenta, cada vez mais. Setor que promove superávit na balança comercial brasileira.

Dia
01
Set

REVISTA DO CAMPO - INSTITUCIONAL RIT

Dia
30
Jul
Filtrar por título

Filtrar por data
<< junho, 2017 >>
D S T Q Q S S
1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30